terça-feira, 29 de julho de 2014

A lógica da divisão original proposta pela ONU

Pequenos lembretes Históricos:

É importante lembrar que antes da divisão proposta pela ONU essa terra pertencia aos Ingleses, sendo uma colônia inglesa desde o fim da 1a Guerra Mundial quando o Império Otomano perdeu a guerra. Desta forma é incorreto dizer que a ONU sugeria tirar dos palestinos um território que já pertencia a eles, mas também é importante lembrar que antes de 1919, por cerca de 1400 anos essa região pertencia aos islâmicos. E que antes disso, ela pertencia ao Império Romano que por sua vez a capturou dos Judeus.
Também é Importante lembrar que já havia um fenômeno chamado Sionismo, onde após a 1a Guerra Mundial, judeus europeus, começam a migrar para a região que já havia pertencido a eles na antiguidade, com apoio do governo Inglês que naquela época havia se tornado dono da terra.


A Lógica da divisão original proposta pela ONU:

A lógica da divisão proposta pela ONU é uma verdadeira obra prima. A seguir temos um mapa ampliado dessa divisão para melhor explicar os detalhes. Lembrando que essa divisão foi proposta em 1947, logo após o surgimento da ONU. A ideia era garantir que os judeus tivessem uma terra própria para evitar situações absurdas como o holocausto ocorrido na 2a Guerra Mundial.





1 - Percebam como tanto Israel como Palestina possuem continuidade territorial. Ou seja, é possível passar a todas as áreas de seu país sem precisar passar por outro país. Aquelas duas áreas de intercessão seriam indispensáveis para conseguir garantir uma paz duradoura, pois nenhum dos países teria capacidade de isolar o outro e ser acusado de estar criando guetos. Mesmo que houvesse conflitos diplomáticos entre eles nenhum precisaria de autorização do outro para garantir sua unidade territorial

2 - Veja no mapa a seguir a posição do mar diante desta divisão proposta:
Acesso ao mar seria algo muito importante aos dois países, tanto em 1947 como até os dias de hoje, isso porque ambos teriam acesso à exportação e importação, garantindo autonomia econômica. 

3 - Veja no mapa a seguir a posição dos assentamentos judaicos em momentos antes da divisão proposta pela ONU
A divisão proposta pela ONU respeita a maior parte dos assentamentos judaicos que já existiam, para garantir que Israel surgissem nas áreas onde os judeus já moravam

4 - O Rio jordão é o principal rio da Região e ele é responsável por quase todos os recursos hídricos da região, e portanto precisava que a divisão feita pela ONU respeitasse o acesso ao Rio Jordão de forma relativamente igualitária a ambos os países que seriam formados. Veja um mapa físico da região para deixar isso mais claro

5 - Jerusalém é a cidade mais importante para judeus e para palestinos. Essa cidade é sagrada para os judeus porque é lá onde fica os restos do Templo. Ao contrário dos cristãos ou islâmicos a tradição judaica colocava o templo como o local "real" da morada de Deus, ou seja, aquele seria o local mais sagrado de toda a Terra pois por mais que Deus pudesse "estar em todos os lugares' ele "moraria" ali. O templo foi destruído no ano 70DC, entretanto um dos muros do templo sobrou, o muro das lamentações, o local mais sagrado do judaísmo.
Ao mesmo tempo o islamismo possui 3 cidades principais, consideradas mais sagradas que as outras. Meca, terra do profeta Maomé, criador do islamismo. Medina, a primeira cidade a se converter por completo ao islamismo (já que maomé foi forçado a sair de Meca) e Jerusalém. Pela tradição islamica é em Jerusalém que Maomé é levado aos ceus pelos anjos. Para marcar isso há a construção do Domo da Rocha. Entretanto essas construções são praticamente ao lado uma da outra, como podemos ver na imagem a seguir, o muro das lamentações abaixo e a mequista Domo da Rocha logo atrás do muro. 


Para evitar a disputa desta cidade, a ONU havia proposto que Jerusalém não pertencesse a nenhum dos dois povos, mas fosse uma zona internacional, controlada pela ONU, com o objetivo de garantir que ambos tivessem acesso aos locais sagrados, sem que pudessem ser impedidos por ninguém.


Mas e o que aconteceu com a divisão?

Os Palestinos não aceitaram a divisão argumentando que os judeus correspondiam a cerca de um quarto da população daquela região e que portanto não poderiam ter aceso a metade da terra. Também argumentavam que a divisão proposta pela ONU fazia com que os judeus não precisassem sair de suas terras, mas que muitos palestinos precisariam sair de suas terras ou viver sob o controle judaico. 
Como os palestinos não aceitaram a divisão houve a guerra e os palestinos perderam. Israel então, vitorioso na guerra, estabelece novas fronteiras aos palestinos, segundo podemos ver no mapa a seguir:


A nova divisão imposta por Israel fazia com que eles fossem donos de Jerusalém, Apesar de a Palestina tivesse acesso ao mar e ao Rio Jordão ela estava dividida em duas partes, para sair da Faixa de Gaza e chegar na Cisjordânia era necessário passar por território israelense. Para que a água chegasse à faixa de Gaza era preciso passar no território israelense.
Assim como a princípio os palestinos não aceitaram a divisão porposta pela ONU, agora eram os judeus, que não aceitavam voltar àquelas fronteiras propostas pela ONU, argumentando que os palestinos teriam sido os primeiros a atacar e portanto eles é que estariam errados na Guerra.
Desde então a Palestina vem às vezes pedindo a volta das fronteiras pela ONU, e por outras vezes pedindo o fim do Estado de Israel por completo. Mais duas guerras aconteceram, desta vez com participação de outros países árabes, tentando devoltar o território palestino às fronteiras iniciais, fazendo com que Israel tenha não só conquistado toda a palestina em 1967 mas expandido seus fronteiras para outros países. Veja no mapa a seguir:


Pouco a pouco Israel devolveu parte dos territórios conquistados, especialmente para o Egito, e foi garantindo autonomias às áreas palestinas, a ideia era trocar terra por paz. Entretanto em momento algum houvesse a declaração de qualquer possibilidade de se voltar às fronteiras propostas pela ONU, uma vez que a população judaica já ocupa diversas áreas do que antes deveria se considerado Palestina (pela divisão da ONU) 

Outra grande colocação dos Palestinos é que a região da Cisjordânia não foi exatamente devolvida aos palestinos, apenas as regiões que no mapa acima aparece em laranja. É importante perceber como que essas regiões não possuem continuidade territórial além de que muitas estão cercadas por muros e os palestinos precisam de autorização sempre que querem sair de uma para a outra. Israel argumenta que não seria possível devolver os outros territórios da Cisjordânia uma vez que já há grandes cidades judaicas naquela região. As regiões palestinas são dependentes das regiões israelenses tanto para importar, como para exportar, como para ter acesso à água e mesmo à eletricidade.

A região de Gaza, apesar de autonoma, recebe um cerco de isolamento por parte de israel, tanto por terra como pelo mar. A justificativa de Israel é evitar que o grupo Hamás e outros grupos que eles consideram terroristas tenham acesso à armas para atacar Israel, ao mesmo tempo isso traz condições intensamente precárias aos habitantes de Gaza.

Todo essa conjuntura histórica vai tornando cada vez mais difícil, coflituosa e sangrenta a disputa que de certa forma surge como uma tentativa da ONU justamente em impedir novas guerras e perseguições de populações presentes em terrório estrangeiro, como ocorreu com os judeus durante a 2a Guerra Mundial



por Leandro Villela de Azevedo
professorleandrovillela@gmail.com

OBS: Esse texto foi criado para auxiliar os meus alunos e tenta resumir informações demonstrando um pouco das argumentações presentes em ambos os lados. Sem dúvida por se tratar de um texto de resumo e ter por foco a divisão territorial deixou de lado situações como explicações específicas das guerras, países envolvidos, entifadas, tipos de ataques usados pelos dois países, etc. Justamente por isso disponibilizei neste blog uma série de outras informações e links de aprofundamento.
Mesmo assim se alguém perceber alguma informação imprecisa aqui peço que me alerte para que eu possa melhorar o texto. - Obrigado





Nenhum comentário:

Postar um comentário